quinta-feira, 29 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

100 años de la Gran Via

Os trabalhos começaram finalmente a 4 de abril de 1910 (depois de muitos anos projectando-se em como fazê-lo) com a presença do prefeito, do primeiro-ministro, José Canalejas, e da família real liderada pelo Rei Alfonso XIII, o que dá uma idéia da importância que foi dada ao trabalho de construção da Gran Vía.

A família real estava colocada sobre uma tribuna ao lado da "Casa do Caixão" (onde hoje se ergue o edifício Metropolis) que estava decorada com tapeçarias da série da histórica Fábrica de Tapeçaria Real de Absalão . Além do rei, que contou com a Rainha Mãe, Maria Cristina, as Princesas Elizabeth e Maria Teresa e do Príncipe Adalberto da Baviera.

Além da tribuna real outras duas tribunas, a dos membros da cidade e outra para o corpo diplomático, também foram decoradas com tapeçarias de série da fábrica.


Às onze da manhã chegou o rei com sua esposa, Victoria Eugenia de Battenberg, e, após a Marcha Real e os discursos do prefeito e do presidente, o Rei desceu da tribuna real, e foi para a casa paroquial, anexa à Igreja de San José, onde começou a sua demolição com uma picareta de prata que lhe foi dada por Martin Silver.

Os trabalhadores começaram a trabalhar imediatamente. O primeiro deles chamava-se Álvaro Guadaño.

Desejos de uma Santa Páscoa!