sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sempre com Portugal

Sempre com Portugal, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

Em 1520, os Portugueses atracaram em Timor, em busca da madeira de sândalo. Aí permaneceram por mais de 400 anos, dividindo a ilha com os holandeses. Os séculos de regulamentação portuguesa foram séculos durante os quais os recursos de Timor-Leste - sândalo e, mais tarde, café - eram canalizados para o desenvolvimento de Portugal, tanto quanto da própria ilha. Todavia, apesar de Timor-Leste parecer subdesenvolvido aos olhos ocidentais, possuía uma economia de base comunitária extremamente desenvolvida, a qual respondia às necessidades de todos na sociedade. Sob o domínio português, a organização da aldeia permaneceu imperturbável...
Os primeiros portugueses a instalarem-se definitivamente eram missionários que vinham de longe com o intuito de espalhar a fé cristã. E apesar de os timorenses acreditarem num único deus, Marômac, e de terem resistido à influência de outras religiões, nomeadamente a hinduísta e a muçulmana, muitos converteram-se ao cristianismo e baptizaram-se.
Portugal aguentou Timor-Leste tanto tempo quanto possível, não obstante as revoltas frequentes, mas em 1974 os portugueses travaram uma batalha em casa. A "velha guarda", que tenazmente segurava as colónias do Império Português, foi destronada e os novos líderes estavam desejosos de deixar falar a independência. Em apenas alguns meses, três grandes partidos haviam eclodido em Timor-Leste, cada qual com diferentes plataformas. A UDT (União Democrática Timorense) manifestou o desejo de continuar filiada em Portugal; a FRETILIN (Frente Revolucionária para um Timor Leste Independente), advogando o socialismo e reformas democráticas; a APODETI, contendo algumas centenas de membros que queriam a integração na Indonésia.

Sem comentários: