As águas quentes de Timor Leste provocam muitas vezes este fenónemo, que dão origem a ventos fortes e chuvas torrenciais. As mudanças climáticas também se faz sentir em Timor e são cada vez mais frequentes estes fenómenos.
Dili, Timor Leste
terça-feira, 28 de junho de 2011
Tormenta
domingo, 26 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
Abrigo de Pesca
A pesca artesanal ainda continua a ser uma das principais actividades de subsistência dos timorenses. Este é um abrigo onde estão guardadas as redes e outros artefactos de pesca para uma faina futura.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Redes de Pesca
A pesca artesanal ainda continua a ser uma das principais actividades de subsistência dos timorenses. Nesta árvore à beira mar estão guardadas as redes de pesca para uma faina futura.
Dili, Timor Leste
domingo, 19 de junho de 2011
Pousada de Baucau
Baucau, Timor Leste
Nesta pousada, em Baucau, são notórias as influências colonialistas portuguesas na sua construção.
sábado, 18 de junho de 2011
Retrato de uma Mulher Timorense
No Ferry de Ataúro para Dili, Timor Leste
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Diversão à beira mar
Em Timor Leste o que parece ser uma brincadeira de crianças à beira mar, é na realidade a busca por algum animal que possa servir de alimento. Uma forma das crianças brincarem é a procura por algo que as ajude a crescer.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Apanha do Marisco
Uma família timorense, em Dili, na apanha do marisco. Usualmente para consumo próprio ou para pequeno comércio, tentando vender de forma artesanal aos "malaes" (estrangeiros) de forma a ganharem algum sustento para a família. Neste caso e por ser final do dia a apanha destinava-se sobretudo ao
consumo próprio. As desigualdades sociais aprofundam-se, princpalmente entre o staff da ONU e os habitantes locais.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
sexta-feira, 10 de junho de 2011
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Apanha do marisco
Uma família timorense, em Dili, na apanha do marisco. No tempo da ocupação indonésia, esta actividade fazia-se à noite de forma a não serem notados pelas tropas indonésias. Esta apanha continua a fazer-se a pé, agora de dia, e na sua maior parte para consumo próprio ou para tentar vender de forma artesanal aos "malaes" (estrangeiros) de forma a ganharem algum sustento para a família. Foi um hábito que ficou de quando a comia escasseava.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Bar de Praia
Nas praias de Dili encontram-se alguns bares de praia, que foram sendo construídos. São normalmente frequentados pelo "staff" das Nações Unidas que se encontram no território. A maior parte destes bares ou são geridos por estrangeiros ou por timorenses que regressaram a Timor.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Guerrilheiro
Os "grafities" também dão um colorido à cidade de Dili, em Timor Leste. Aqui as mensagens dos "graffiters" têm muito a haver com luta pela auto-determinação do povo timorense. Nesta imagem está retratado um guerrilheiro timorense.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Cristo Rei
Os "grafities" também dão um colorido à cidade de Dili, em Timor Leste. Aqui as mensagens dos "graffiters" têm muito a haver com luta pela auto-determinação do povo timorense, mas também com a religião. Nesta imagem está retratado um dos monumentos que ficaram da ocupação indonésia, o Cristo Rei de 27 metros...
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Criança Timorense
Ilha de Ataúro, Timor Leste
Domin mai ita rai Timor
Os "grafities" também dão um colorido à cidade de Dili, em Timor Leste. Aqui as mensagens dos "graffiters" têm muito a haver com luta pela auto-determinação do povo timorense.