quarta-feira, 20 de abril de 2011

Salinas

Salinas, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

Um dos produtos minerais muito importantes na economia de Timor é o sal. Há aldeias que se dedicam completamente à extracção do sal, sendo este depois comercializado nos mercados.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Campo de Futebol

Campo de Futebol, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

A organização futebolística em Timor é quase nula e, com a excepção de um ou dois clubes em Dili e Baucau (a segunda maior cidade), praticamente não existe futebol organizado. Aliás, imagino qual será o trabalho da grande FFTL – Federação de Futebol de Timor Leste, e seus assessores. Timor tem um Secretário de Estado do Desporto, mas ...
A seleção timorense jogou uma pré-pré-pré-eliminatória da Copa do Mundo (e foi massacrada em dois jogos), e quase foi suspensa também da AFC (Asian Footbal Confederation, a UEFA da Ásia) por não participar em outras competições oficiais há mais de dois anos. Não existem em Timor, estádios de futebol com condições de receber jogos oficiais, e, quando a seleção timorense joga, vai sempre à casa do adversário ou joga em campo neutro (veja a página da selecção timorense no site na FIFA).

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pescador

Pescador, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

Curiosamente apesar de Timor Leste ser uma ilha, apenasuma infíma parte da população se dedica a estas artes, a maior parte na ilha de Ataúro. Este pescador encontreio-o no caminho de Dili para Liquiçá.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Casa de Típica Timorense

Casa de Típica Timorense, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

As casas tradicionais timorenses são consideradas e encaradas como indicador da sua identidade cultural. Essas construções típicas variam de um distrito para outro, assim como a casa típica de Bobonaro é diferente a do Cova-lima, em termos do modelo arquitectónico, as decorações e materiais para as suas construções.
A sua construção necessita apenas da arte e das convenções culturais de uma determinada comunidade. Cada construção tem a sua característica que marca os seus habitantes ou a clã duma determinada comunidade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sempre com Portugal

Sempre com Portugal, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

Em 1520, os Portugueses atracaram em Timor, em busca da madeira de sândalo. Aí permaneceram por mais de 400 anos, dividindo a ilha com os holandeses. Os séculos de regulamentação portuguesa foram séculos durante os quais os recursos de Timor-Leste - sândalo e, mais tarde, café - eram canalizados para o desenvolvimento de Portugal, tanto quanto da própria ilha. Todavia, apesar de Timor-Leste parecer subdesenvolvido aos olhos ocidentais, possuía uma economia de base comunitária extremamente desenvolvida, a qual respondia às necessidades de todos na sociedade. Sob o domínio português, a organização da aldeia permaneceu imperturbável...
Os primeiros portugueses a instalarem-se definitivamente eram missionários que vinham de longe com o intuito de espalhar a fé cristã. E apesar de os timorenses acreditarem num único deus, Marômac, e de terem resistido à influência de outras religiões, nomeadamente a hinduísta e a muçulmana, muitos converteram-se ao cristianismo e baptizaram-se.
Portugal aguentou Timor-Leste tanto tempo quanto possível, não obstante as revoltas frequentes, mas em 1974 os portugueses travaram uma batalha em casa. A "velha guarda", que tenazmente segurava as colónias do Império Português, foi destronada e os novos líderes estavam desejosos de deixar falar a independência. Em apenas alguns meses, três grandes partidos haviam eclodido em Timor-Leste, cada qual com diferentes plataformas. A UDT (União Democrática Timorense) manifestou o desejo de continuar filiada em Portugal; a FRETILIN (Frente Revolucionária para um Timor Leste Independente), advogando o socialismo e reformas democráticas; a APODETI, contendo algumas centenas de membros que queriam a integração na Indonésia.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Batata Europa

Batata Europa, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

À batata comum europeia, normalmente por nós conhecida apenas como batata, os timorenses chamam-lhe "Batata Europa", contingências do facto de estarmos na Àsia.
Na falta de uma balança e para facilitar as trocas comerciais os produtos eram vendidos às doses.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Folhas de Tabaco

Folhas de Tabaco, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

No litoral sul e nalguns pontos da costa norte cultiva-se o tabaco em extensos campos cercados. Nos bazares semanais os agricultores vendem grandes quantidades de tabaco em sacas ou em pequenas porções.

Arroz

Arroz, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

O arroz é o principal alimento de 60% da população Timorense e constitui uma das formas mais promissoras para solucionar o problema alimentar de Timor-Leste com um aproveitamento intensivo das várzeas e planícies costeiras para a sua cultura.
A agricultura tem um papel chave no desenvolvimento e progresso social de Timor-Leste já que ela ocupa e sustenta a maior parte da população.
Para desenvolver a orizicultura de Timor-Leste é necessário investir em infraestruturas, tais como: meios de transporte, sistemas da rede de irrigação, tractores, facilidade de acesso aos adubos, melhoria no processamento pós-colheita, embalagens para o transporte e armazenamento adequado.
A introdução da cultura de arroz em Timor-Leste não está exactamente datada. Quando no princípio do século XVI, os portugueses chegaram a Timor, encontraram na ilha uma civilização da Idade do Ferro. Os timorenses viviam da agricultura e criação de gado bem como da recolha de alguns produtos florestais. Cultivavam-se cana doce, laranjas, limões, amêndoas, inhame, bananas, milho e arroz.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Grão

Grão, upload feito originalmente por FOTOGRAFIA com FUTURO.

Em termos agrícolas, podemos citar várias espécies de frutas, tubérculos e grãos existentes em Timor-Leste e que são
bastantes conhecidas nas regiões ocidentais de clima tropical:
- Frutas: manga, banana, laranjas, ananás, limão, côco, fruta-pão, jaca, jambo, cana-de-açúcar;
- Vegetais e tubérculos: Abóbora, beringela, inhame, mandioca*, batata doce, batata Europa*;
- Grãos: Arroz, amendoim, feijões, milho*, café*;
* Produtos introduzidos na cultura timorense por portugueses. Havia milho em Timor, mas os navegadores
portugueses introduziram o milho cultivado no Brasil, pois eram de melhor qualidade.

segunda-feira, 4 de abril de 2011